O delivery vem sendo visto como ponto principal de atendimento durante a pandemia do coronavírus, também sendo essencial para que todos possam realizar suas vontades relacionadas à comida, sem ter que estar presencialmente nos lugares preferidos.
Mas esse serviço nem sempre foi uma preocupação das empresas antes do isolamento social, o que abriu local para um estudo detalhado de vantagens e desvantagens, além dos investimentos que devem ser feitos para que esse serviço funcione bem
No artigo a seguir vamos entender mais sobre a readaptação que restaurantes tiveram que fazer para conseguir se manter dentro de uma nova realidade social, e também as principais dicas de como colocar em prática o sistema de delivery, essencial hoje em dia.
Readaptações de restaurantes na pandemia
Quando a pandemia do novo coronavírus explodiu em 2020, todos ficaram em alerta máximo, mas também sentiram na pele a sensação de inércia diante de diversas situações, inclusive aquelas relacionadas ao trabalho, algo totalmente ligado ao sustento próprio.
Isso porque, para investir na proteção contra a doença, que era facilmente espalhada em lugares de alta movimentação de pessoas, como comércios, shopping centers e até mesmo lojas dos mais variados tipos, a primeira ação intuitiva foi o fechamento de todos os pontos.
Se por um lado a segurança foi maior, com trabalhadores todos dentro de casa, por outro, muitos negócios passaram a não saber mais como se sustentar, visto que a principal forma de ganho de dinheiro havia sido interrompida de forma emergencial.
Essa situação diz respeito às empresas com atuação 100% ou pouco menos que isso de forma presencial, pois aquelas com o foco online, ou seja, as lojas virtuais, não pararam de ganhar, pelo contrário, passaram a trabalhar ainda mais para atender pessoas em casa.
E falando em um setor de alimentos, como os restaurantes, essa prática passou a ganhar mais interesse, visto que muitos estabelecimentos simplesmente passaram a lucrar ainda mais durante a pandemia, diferente de outros que começaram a ter problemas práticos.
Isso só mostrou o quanto que o mercado necessita de adaptações a todo o instante, afinal, se o estabelecimento que fechou totalmente não procurasse formas de voltar à ativa, utilizando, por exemplo, os mesmos preceitos do concorrente online, ele poderia falir.
Além de uma atenção maior para soluções financeiras para empresas, restaurantes também passaram a entender aquilo que seria necessário para que mudassem dentro de seus conceitos, de forma a sobreviver dentro de um cenário repleto de plenas incertezas.
E dentre as principais maneiras para melhorar essa situação, entraram as mudanças relacionadas às entregas, algo que pode ser considerado como essencial dentro de um momento de pandemia, e também como uma revolução para esses restaurantes.
Sistema de delivery como estratégia de sobrevivência
Antes mesmo da atual pandemia bater à porta, o delivery já existia e já fazia sucesso, afinal, qualquer restaurante que tivesse à sua disposição motoboys para entregar pedidos já estaria à frente de tantos outros concorrentes dentro desse mesmo mercado, lucrando mais.
Tudo passou a ser cada vez mais popular com a chegada dos aplicativos de comida, que facilitaram o trabalho tanto de profissionais de entrega quanto dos estabelecimentos que queriam ter um contato maior com seu público. Assim nasceu a revolução no ramo.
Qualquer restaurante que se prezasse precisaria ter, então, um bom investimento em empresa de uniformes personalizados e também na aparição em aplicativos de comida, fazendo uma integração do seu negócio com públicos dos mais diferentes lugares.
Porém, nem sempre estar apenas nos aplicativos de comida é uma boa pedida, visto que isso acaba tirando a própria espontaneidade dos restaurantes em entregarem para seus clientes algo mais personalizado e principalmente, disponível de forma mais direta.
Por exemplo, enquanto os aplicativos de comida, que apresentam escolhas dos mais variados estabelecimentos em uma cidade para seus públicos não determinam a escolha dos motoboys que fazem o delivery, o aplicativo de de próprio faz isso e ainda garante descontos.
É como se esta fosse uma maneira do restaurante trabalhar de forma cada vez mais autônoma, trazendo vantagens de estar em serviço, ainda que não tenham profissionais do próprio aplicativo em trabalho naquele momento dentro do sistema do aplicativo.
Um sistema próprio pode fazer, ainda, com que o restaurante entregue mais rápido, pois isso tira o tempo de espera, que muitas vezes é maior ao esperarem por um entregador chegar ao local. Neste caso, ele já estará ali quando um pedido estiver pronto.
Outro ponto que privilegia o estabelecimento é a comunicação focada na fidelização do cliente, algo que chama bastante atenção quando se há investimento em um próprio sistema de delivery, seja por meio de um site ou de um banner promocional em aplicativo.
Por exemplo, por ali a empresa pode fazer maiores comunicações com o cliente, falando sobre promoções da empresa, descontos ao oferecer um cardápio diferenciado, cupons de desconto em épocas do ano, e até mesmo brindes para o dia de aniversário do cliente.
Esse espaço e todo o sistema de entregas pode ser visto, então, como uma grande oportunidade de estar próximo ao cliente, algo essencial em tempos de pandemia.
É uma chance de mostrar o trabalho e também evidenciar a importância do próprio restaurante com a sinalização de segurança, algo essencial para os tempos de controle de proteção contra o coronavírus.
Mas apostar neste tipo de ideia, ainda que forte dentro de um contexto de reestruturação de uma empresa em crise, como o caso de muitas durante o isolamento social, também é uma situação para que a empresa passe a investir em outras providências importantes.
Dicas para começar a investir nesse tipo de sistema
Apostar na criação e integração de um novo sistema de entregas tem seus pontos positivos e sua essencialidade nesse momento caótico empresarial. No entanto, deve ser bem estruturado para que não gere grandes prejuízos, algo nada agradável para o negócio.
É importante pontuar que neste momento, ainda que soluções tenham que vir rápido, é preciso agir com cautela e fazer grandes estudos. Afinal, estamos atravessando uma situação totalmente única, e ter tato e feelingdo que fazer pode valer mais do que tudo.
Veja, então, algumas dicas essenciais para aquelas pessoas que estão desejando começar seus sistema de delivery da melhor forma possível:
Tecnologias certas
No momento de investimento em sistemas de delivery, certamente você vai utilizar tecnologias para auxiliar o seu serviço e o trabalho de sua equipe, mantendo a produtividade e acelerando funções, como passar etiquetas para código de barras.
Faça uma pesquisa e verificação com outras empresas de comida, e entenda como elas criaram seus sistemas e quais são as principais ferramentas utilizadas no dia a dia, entendendo aquilo que você pode achar interessante levar para sua empresa, como:
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Aplicativos próprios;
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Sistemas de gestão;
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Aplicativos de mensagem;
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Software de organização.
Além disso, entenda de que forma pode ser feita sua introdução nos aplicativos de comida, e saiba mais sobre como eles podem funcionar de forma autônoma, na situação de você tentar criar um próprio para sua empresa, bem como etiquetas adesivas personalizadas.
Logística da entrega
A entrega é uma das principais partes dentro da organização de um restaurante, pois ela vai fazer com que o cliente receba cada vez mais rápido seu pedido, e que toda a organização seja feita pelos funcionários sem nenhuma confusão.
Por isso, faça uma boa investida em equipes de gestão, que possa ajudar você a organizar bem o esquema das entregas, direcionado a porcentagem própria dos aplicativos de comida e também do seu próprio sistema, fazendo com que não existam conflitos dentro disso.
Se possível, tente introduzir um formato de ponto eletrônico, ou comunicação por meio de aplicativos de mensagem, mantendo o contato da empresa e do funcionário constante nesse momento, ainda que seja para uma revisão de impostos do pagamento.
Treinamento de funcionários
Por fim, algo de extrema importância para um bom funcionamento de um sistema próprio de delivery é o treinamento dos funcionários, algo que engloba desde as formas de conversa com o público até mesmo maneiras de manter a agilidade de forma saudável.
Uma boa pedida para isso é o investimento em cursos profissionalizantes online ou presenciais para os colaboradores, desde setores de finanças até os próprios entregadores.
O ideal neste momento é manter uma proximidade e também uma compreensão dos pontos essenciais para esses trabalhadores, tentando introduzir a todo custo boas práticas de trabalho para ambos os lados, fidelizando não apenas o cliente, mas o próprio trabalhador.
Considerações finais
Com um bom sistema de delivery um restaurante pode continuar atendendo seu público, fidelizando clientes e mantendo a alta procura ainda que em tempos de isolamento social.
Mas para isso, é preciso que a empresa tenha grande foco não apenas em pesquisa a melhor realidade para ela, mas também de investir nos materiais e treinamentos necessários, focando sempre na integração de equipes e bem-estar dos funcionários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.