Os empreendedores que pretendem explorar o marketing para restaurantes encontram diversos desafios, primeiro tendo que encarar um mundo digital em constante mudança. Em segundo, tendo que acompanhar o gerenciamento diário do estabelecimento comercial. Ainda assim, o marketing para restaurantes é essencial tanto para reter os clientes atuais, quanto para manter o crescimento saudável a longo prazo, atraindo mais e mais pessoas para conhecer e consumir os pratos disponíveis no cardápio.
Ao considerar iniciar uma campanha de marketing, é preciso entender quem é o público-alvo. Você conhece seus clientes? A publicidade está direcionada para empresários, para uma turma jovem da geração millenium, ou atende famílias com crianças?
Vale lembrar que, diferentes grupos respondem a diferentes anúncios. Ao entender o seu público, você pode garantir que a mensagem da sua marca seja ouvida com clareza pelos clientes em potencial, e assim está investindo os recursos de marketing de maneira correta.
Pensando no seu público, você pode acompanhar 10 dicas e estratégias de marketing para restaurantes que podem aumentar o número de clientes e, consequentemente, a receita e os lucros do seu empreendimento comercial. Confira a seguir e, posteriormente, adeque às suas necessidades específicas.
A mobilidade urbana, por muitas vezes, pode ser um empecilho para clientes que querem provar uma receita nova, ou aquele pedido que já faz parte da rotina, como uma pizza no sábado à noite. Com os clientes exigindo mais personalização e flexibilidade nos pedidos, os restaurantes estão experimentando facilidades para atender da melhor forma possível, como:
- Drive thrus;
- Mensageiros eletrônicos;
- Quiosques e franquias;
- Telefone e mensageiros.
A maior mudança nos pedidos é que os restaurantes estão desenvolvendo relacionamentos com serviços de entrega para aumentar a receita. Os clientes que fazem pedidos online, por vezes querem visitar o restaurante com mais frequência, e assim os estabelecimentos comerciais se beneficiam da visibilidade ao serem promovidos em aplicativos e sites de entrega e marketplaces específicos, cativando esses usuários por suas propostas e qualidade, depois os levando ao estabelecimento físico efetivamente. No entanto, muitos restaurantes estão adicionando entrega sem realmente rastrear o serviço, o que pode acabar afetando os resultados.
Se você, empreendedor, estiver oferecendo entrega, ou considerando adicionar esse tipo de serviço em seu estabelecimento, certifique-se de que o software operacional do restaurante possa rastrear o impacto financeiro e acompanhar o serviço, de modo a proporcionar mais qualidade. Dessa forma, fica mais fácil tomar decisões gerenciais e administrativas, com base em dados e apontando quais as prioridades para o direcionamento do marketing para restaurantes.
Essa é uma das peças mais visíveis quando se trata de marketing para restaurantes e por isso é preciso manter o cardápio relevante e lucrativo.
A criação de menus requer um equilíbrio na disposição das informações, mas também entre lucratividade e popularidade, sendo impulsionado por dados precisos e em tempo real. Usar dados de engenharia de cardápio em seus esforços de marketing, como garantir que a oferta promocional apresente um item de alta popularidade e margem de lucro, pode contribuir sobre as decisões de custo de alimentos que ajudam na experiência gastronômica dos clientes.
As decisões de engenharia de cardápio que aumentam o lucro do restaurante são tomadas com base em dois pontos principais: demanda e margem de contribuição. A engenharia de menus não só rastreia como os itens contribuem para o resultado final de forma individual, mas também analisa o mix de produtos consumidos e adquiridos para determinar quais ajustes podem ser aplicados para melhorar a lucratividade geral.
Outro ponto primordial, e que vale ser destacado, é que a engenharia de menus é mais eficaz quando se tem uma imagem precisa e atualizada das margens de contribuição de cada item e do registro de vendas.
A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca deve ser acionada, por meio de palavras-chave, em conjunto com uma estratégia de Inbound Marketing para assim atrair, converter, vender e reter os clientes.
Para otimizar seu site para SEO local, é preciso trabalhar com as palavras-chave que o seu público está pesquisando, e isso pode ser encontrado por meio de ferramentas digitais gratuitas, como o Google Keywords Planner. Em seguida, é preciso se concentrar no desenvolvimento do site junto à classificação dos termos. Por isso, a nutrição de um blog gastronômico pode ser de grande valia para se destacar entre os primeiros resultados de pesquisa.
Utilizar ferramentas como o Google Meu Negócio é outra opção para se destacar nos mecanismos de busca e destacar informações relevantes sobre o estabelecimento aos clientes.
Aproveitar as ferramentas digitais gratuitas é uma forma de garantir que o marketing para restaurantes tenha o sucesso almejado, com baixo custo, ou até mesmo nenhum dinheiro investido. Apenas tempo e dedicação para as atividades.
Ter um perfil completo do Google Meu Negócio, perfil em marketplaces e listagens locais pode aumentar as chances de chamar atenção do cliente, seguindo a proposta da estratégia de inbound marketing. Como é fácil para os clientes em potencial fazer outra pesquisa se estiverem faltando informações, é essencial tornar a listagem do seu restaurante completa e precisa. Ao reivindicar a listagem da empresa local do Google, você pode controlar pelo menos parte do que o seu público vê quando pesquisa sobre sua empresa.
Os perfis também têm potencial de ajudar no seu ranking de SEO, além de fornecer links adicionais para reservas ou pedidos online.
Uma câmera de celular nas mãos de clientes, fazendo poses, centralizando os pratos nas mesas ou tirando belas fotos da sua comida é uma cena recorrente nos dias atuais. Esse é um conteúdo gerado pelo usuário, ou seja, os clientes estão compartilhando, de maneira natural, nas redes sociais, e se trata de um tipo valioso de publicidade gratuita. Ao alavancar clientes fiéis como influenciadores você retém esses pagantes e anuncia para os leads, os potenciais clientes, que tendem a ver palavras de recomendações de outros clientes como confiáveis.
Para angariar conteúdo gerado pelo usuário, considere realizar um concurso nas redes sociais. Seja utilizando as fotos dos clientes comendo a refeição favorita no restaurante ou em lugares inusitados após um pedido, o que vale é explorar a criatividade e o buzz que isso acarreta. O incentivo pode ser por meio de prêmios diversos, como aperitivos, entradas, ou mesmo bebidas servidas no restaurante. Inclusive, às vezes a própria dinâmica dos espaços já desperta o desejo de compartilhar imagens nas redes, e isso também tem muito valor para alcançar os seguidores dessas pessoas e instigá-los a visitar o espaço.
Sua estratégia de publicidade online pode ser fortalecida adicionando anúncios de remarketing, que fazem parte do próprio Google Ads, mas também está presente em redes sociais, como Facebook Ads, Instagram Ads e Twitter Ads.
Os anúncios de remarketing não são colocados nos resultados de pesquisa específicos, mas em um site onde o espaço publicitário foi comprado. Por exemplo, se alguém visitar a página “Faça Uma Reserva” de um restaurante, mas não enviar o formulário, e em seguida, vir um anúncio mostrando belas fotos da sua comida no Facebook, esse é um anúncio redirecionado e visa atrair novamente esse potencial consumidor. O remarketing é uma estratégia de longo prazo, investindo em vários pontos de contato para converter um cliente em potencial online em cliente fiel.
Com mais da metade das visitas a um site ocorrendo em celulares smartphones, principalmente, uma presença online compatível com dispositivos móveis é primordial. Além da presença de pesquisa online, dentro de sites de avaliação e mecanismos de busca, seu próprio site e os menus devem ser otimizados para esses aparelhos eletrônicos. Com um menu de fácil visualização, com informações atualizadas sobre horário de atendimento, localização e contato, você está removendo possíveis barreiras para atrair clientes móveis.
O uso de aplicativos dedicados também é uma ação interessante neste ponto.
As plataformas de redes sociais estão por toda parte, mas antes que se esforce demais, é preciso entender que é preciso identificar qual delas é melhor para o seu negócio, e que vai alcançar o público-alvo de maneira certeira. O segredo é entender onde o seu público está, e assim focar nas redes sociais que os clientes estão utilizando.
Ao concentrar toda energia de marketing no compartilhamento de conteúdo onde esse público está, você pode obter o maior ROI (Return Over Investiment) de rede social. Pode ser um desafio criar conteúdo interessante e relevante, ainda mais quando é preciso monitorar as interações e atividades de diferentes redes sociais. Para os profissionais que trabalham com marketing para restaurantes existem ferramentas pagas de gerenciamento de redes sociais, e algumas opções gratuitas.
Belas fotos dos pratos servidos estão entre as melhores ferramentas de marketing para restaurantes. Contudo, enquanto plataformas sociais tornaram a foto de uma bela refeição a nova norma, a tendência está em vídeos curtos para Instagram e Youtube e até receitas rápidas para que o cliente tenha “um gosto do estabelecimento em sua própria casa”.
Com o Youtube como segundo maior buscador do mundo, criar um canal de vídeo sobre o que acontece no restaurante pode ter um alcance amplo. Mas é preciso ir além da rotina do espaço, sendo criativo quanto ao uso do canal.
Os vídeos do Instagram podem gerar mais tráfego para o seu site, desde que sejam vídeos curtos e interessantes, que realmente sejam voltados para o marketing de restaurantes, e que possam ajudar na estratégia de inbound marketing.
Embora o marketing digital seja essencial para qualquer modelo de negócios, não se pode esquecer de olhar ao redor, no mundo real. Em comparação com outras empresas, os restaurantes dependem dos clientes locais, e as pessoas em sua comunidade são mais propensas a compor a clientela regular.
Vincular a marca a eventos locais, ou mesmo se associar a parcerias comerciais, pode atrair clientes semelhantes. Ao trabalhar com o parceiro certo, pode-se aproveitar a rede existente e promover o seu próprio negócio.
As estratégias de marketing de restaurantes são complexas e estão em constante evolução. Aplicando criatividade, e tendo como base dados sobre clientes e as operações do estabelecimento comercial, ajudará na divulgação mais qualificada e efetiva, gerando novas receitas e oportunidades.